A Fundação da Escola Dominical

A história da fundação da Escola Bíblica Dominical, começa na Inglaterra e chega ao Brasil em 1885. O educador cristão, e um dos pastores Brasileiros que mais tem contribuído para a qualidade bíblica das lições da Escola Dominical, pastor Claudionor de Andrade, nos apresenta datas importantes acerca da escola dominical. Vejamos.
Veja também:

Lição 1 - Adão, o Primeiro Homem

Lição 2 - A Criação de Eva a Primeira Mulher

Lição 3: A Natureza do Ser Humano


1) 1783 – Fundação da Escola Dominical, Inglaterra.

A Escola Dominical nasceu da visão de um homem que, compadecido pelas crianças de sua cidade, quis dar-lhes um novo e promissor horizonte. Como ficar insensível ante a situação daqueles meninos e meninas que, sem rumo, perambulavam pelas ruas de Gloucester? Nesta cidade, localizada no Sul da Inglaterra, a delinquência infantil era um problema que parecia insolúvel.

Aqueles menores roubavam, viciavam-se e eram viciados; achavam-se sempre envolvidos nos piores delitos.

É nesse momento tão difícil que o jornalista episcopal Robert Raikes entra em ação. Tinha ele 44 anos quando saiu pelas ruas a convidar os pequenos transgressores a que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, ministrava-lhes Raikes várias matérias seculares: matemática, história e a língua materna - o inglês.
Embora haja começado a trabalhar em 1780, foi somente em 1783, após três anos de oração, observações e experimentos, que Robert Raikes resolveu divulgar os resultados de sua obra pioneira.

No dia três de novembro de 1783, Raikes publica, em seu jornal, o que Deus operara e continuava a operar na vida daqueles meninos de Gloucester. Eis porque a data foi escolhida como o dia da fundação da Escola Dominical.
2) O início da Escola Dominica, os fundamentos de uma obra espiritual.

Mui apropriadamente, escreve o pastor Antonio Gilberto: "Mal sabia Raikes que estava lançando os fundamentos de uma obra espiritual que atravessaria os séculos e abarcaria o globo, chegando até nós, a ponto de ter hoje dezenas de milhões de alunos e professores, sendo a maior e mais poderosa agência de ensino da Palavra de Deus de que a Igreja dispõe".

3) Evangelistas se preocuparam com o ensino sistemático da Palavra de Deus.

Além de Robert Raikes, muitos foram os evangelistas que se preocuparam com o ensino sistemático da Palavra de Deus às crianças. Eis o que declarou o príncipe dos pregadores, Charles Spurgeon: "Uma criança de cinco anos, se ensinada adequadamente, pode crer para a salvação tanto quanto um adulto. Estou convencido de que os convertidos de nossa igreja que se decidiram quando crianças são os melhores crentes. Julgo que são mais numerosos e genuínos do que qualquer outro grupo, são mais constantes, e, ao longo da vida, os mais firmes".

Assim reafirmou Moody o seu apoio ao ensino cristão: "Há muita desconfiança na igreja de hoje quanto à conversão de crianças. Poucos creem que elas podem ser salvas; mas, louvado seja o Senhor, esta mentalidade já está modificando -uma luz começa a brilhar".

4) 1885 – A fundação da Escola Dominical no Brasil.
A Escola Dominical no Brasil teve como nascedouro a cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro. A data jamais será esquecida: 19 de agosto de 1885. Nesse dia, os missionários escoceses Robert e Sara Kalley dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi o suficiente para que o seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país.
Hoje, naquele local, acha-se instalado um colégio, que faz questão de preservar o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Tão imprescindível tornou-se a Escola Dominical, que já não podemos conceber uma igreja sem ela. A. S. London afirmou, certa vez, mui acertadamente: "Extinga a Escola Bíblica Dominical, e dentro de 15 anos a sua igreja terá apenas a metade dos seus membros". Quem haverá de negar a gravidade de London? As igrejas que ousaram prescindir da Escola Dominical jazem exangues e prestes a morrer.

Veja também:

Lição 1 - Adão, o Primeiro Homem

Lição 2 - A Criação de Eva a Primeira Mulher

Lição 3: A Natureza do Ser Humano

Lição 4: Os Atributos do Ser Humano



Divulgação: Site: Escola Bíblica Dominical
ANDRADE, Claudionor. Manual do Superintendente da Escola Dominical. 6ª edição de 2006 - CPAD


Imagens de tema por PLAINVIEW. Tecnologia do Blogger.