Subsídio Bíblico: Lição 5 - A Unidade da Raça Humana

As Sagradas Escrituras mostram que o ser humano veio de um único casal: Adão e Eva. Neles está a origem de nossa raça. A historicidade de Adão e Eva mostra a unidade racial do ser humano, sua unidade linguística e, por intermédio da cruz, a unidade com nosso Senhor Jesus Cristo.

Veja Aqui a lição deste subsídio
Resumo da lição


Não se pode perder de vista o objetivo geral da lição que é o de esclarecer que toda humanidade provém de um único casal: Adão e Eva. Para atingir esse objetivo, a lição precisa cumprir outros três específicos.

No primeiro tópico, apresentar a unidade racial do ser humano. No segundo, discorrer sobre a unidade linguística original da humanidade. No terceiro, refletir sobre a unidade em Cristo.

O ponto central, como mencionamos anteriormente, é que toda a humanidade provém de Adão e Eva. Para isso converge toda a lição.

Nesse sentido, para atingir o primeiro objetivo, o tópico um apresenta que a origem divina do homem, sua unidade racial e psicológica corroboram a unidade humana. No tópico dois, está presente a perspectiva de que houve uma língua primeva, seguida de uma confusão linguística. E que é possível perceber seus indícios nos diversos idiomas presentes. Finalmente, no terceiro tópico, há a reflexão de que todos os seres humanos acham-se ligados em Adão quanto ao pecado, e em Cristo quanto à redenção.


Para a aprofundar o tema



Se em Adão todos pecaram, em Jesus todos têm a oportunidade de obter a vida eterna. Essa correlação entre o Adão do Antigo e o Adão do Novo, Jesus Cristo, estabelece o fundamento teológico de uma das doutrinas mais importantes do evangelicalismo: a salvação. A Bíblia mostra que Jesus se entregou por todos e que Deus quer todos os homens sejam salvos (1 Tm 2.4,6).

Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo (1 Tm 2.4,6).

DICA DE LEITURA PARA VOCÊ

Que Jesus é a propiciação para o mundo (1 Tm 2.2). Entretanto, há um ponto importante. Embora a salvação esteja disponível a todos, ela só é eficaz aos que se arrependem e creem.

Nessa relação soteriológica vemos a unidade racial do ser humano. Em Adão estávamos ligados pelo pecado. Em Cristo, estamos ligados pela redenção. Essa é uma correlação maravilhosa. Pois em Cristo, os que se arrependem e creem estão predestinados à vida eterna. Se o pecado veio por Adão, a redenção veio por Cristo.


Veja também:

Lição 2 - A Criação de Eva a Primeira Mulher

Lição 3: A Natureza do Ser Humano

Lição 4: Os Atributos do Ser Humano



Imagens de tema por PLAINVIEW. Tecnologia do Blogger.