Subsídio Teológico: 10 - Só o Evangelho Muda a Cultura Humana


A palavra "cultura" originalmente referia-se ao cultivo da terra, e nunca perdeu completamente esta harmonia com a produtividade natural.
A cultura atual em nada difere da pré-diluviana. Se levarmos a sério a promessa de Atos 1.8, viremos não apenas a influenciá-la, mas igualmente transformá-la. Afinal, somos o sal da terra e a luz do mundo.

CONCEITO DE CULTURA
A palavra "cultura" originalmente referia-se ao cultivo da terra, e nunca perdeu completamente esta harmonia com a produtividade natural.

A Bíblia não tem palavra correspondente a "cultura" como tal, mas fica claro desde o princípio que Deus criou o homem e a mulher como criaturas de cultura. Os capítulos iniciais de Gênesis apresentam a ordem criada como uma comunidade inter-relacionada em que os relacionamentos com Deus, com a terra e com os seres humanos desempenhavam o seu papel.

1. O que é cultura?
“‘Cultura’, derivado do latim cultura, refere-se aos costumes e produtos sociais inventados pelos seres humanos e refletindo suas crenças e valores. A cultura inclui todo o comportamento que é aprendido e transmitido pelos símbolos (ritos, artefatos, linguagem, etc.) de um grupo específico, e que se concentra em certas ideias ou pressuposições que chamamos de cosmovisão.

2. Qual a caracterização de Cultura?
A cultura é caracterizada pelas artes, hábitos e comportamentos de um grupo social”.  A cultura é melhor entendida como o padrão total do comportamento de um povo.

O PODER DO EVANGELHO SOBRE A CULTURA
A palavra “evangelho” vem de duas palavras gregas, “eu” que quer dizer “bem”, e de “angelia” que significa “mensagem, notícia, novas”. Assim, a palavra “euangelion” quer dizer “boas novas, notícias alvissareiras”.

1. O evangelho é poder de Deus em qualquer cultura que chegar.

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” (Rm 1.16 - ARC).

2. A postura da Igreja em relação a cultura que é contrária aos ensinamentos Bíblicos.

a) Viver diferente.
Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele (Rm 12.2 – NTLH).

b) Reprovar a cultura naquilo que ela não se alinha à Palavra de Deus.
“E não sejam cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, tratem de reprová-las” (Ef 5.11 – NAA).

c) Não ser guiado pela cultura, mas ser guiado pela Palavra de Deus.
“A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho” (Sl 119.105 – NTLH).

Deus pode nos guiar de muitas maneiras, mas a mais disponível, na hora em que quisermos, é a Bíblia. Com ela no coração, não andamos às escuras. Com ela guardada na mente, tomamos decisões santas. Por isso, devemos lê-la muito e bem. Você não deve ler apenas quando tiver vontade. Deve separar um tempo, sempre no mesmo horário, para fazer sua leitura.

d) Fazer as coisas pensando na glória de Deus e não em agradar a uma cultura.
“[...] se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Co 10.31 – NAA).

e) Levar a cultura do céu para todas as culturas da terra (Mc 16.15).
O servo de Jesus é um cidadão do Céu (Fp 3.20 – ARC), e como tal dever levar a cultura do céu (ou seja, o tipo de comportamento que Deus espera de seus filhos) as demais culturas (Mc 16.15).

f) Fundamentar nosso comportamento na Inspirada Palavra de Deus e não em hábitos de quaisquer culturas humanas.
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Tm 3.16,17 – NAA).

 Subsídio bíblico exclusivo para a Escola Dominical - classe dos Adultos. Subsídio para a Lição: 10 | Revista do 1° trimestre de 2020 | Leia Mais Aqui



SUGESTÃO DE LEITURA:
=> Lições Bíblicas Dominical – Adultos – Aqui
=> Lições Bíblicas Dominical – Jovens – Aqui
=>Lições Dominical em Áudio - Aqui

Contribuindo com a EBD: Site Escola Bíblica Dominical


Imagens de tema por PLAINVIEW. Tecnologia do Blogger.