Subsídio Teológico: O Início da Civilização Humana


1. O que é Civilização?
O termo “civilização” vem do latim civis, “cidadão”. Originou-se na França, tendo sido usado pela primeira vez em 1756. O termo envolve a ideia, de modo geral, do progresso do homem desde as formas primitivas até as formas aprimoradas.

A civilização é o estágio da cultura social e da civilidade de um agrupamento humano caracterizado pelo progresso social, científico, político, econômico e artístico.
 
2. O início da civilização humana.
A civilização humana teve início quando Adão recebeu Eva como esposa (Gn 2.18-25). A partir daí, não somente a família, mas a nação, o povo e o Estado tornaram-se possíveis (Gn caps. 5 e 10).

A primeira civilização (a qual, finalmente, pereceu no dilúvio) teve início com Adão e Eva e se desenvolveu com o seu filho Caim, em um local que a Bíblia o identifica como “terra de Node, da banda do oriente do Éden ” (Gn 4.16-17). O texto apresenta-nos Caim como o primeiro homem a estabelecer uma comunidade urbana (Gn 4.17).

Em Gênesis 4.17, faz referência a esposa de Caim, aí muitos fazem a velha pergunta: Onde Caim conseguiu uma esposa? Esta pergunta é respondida quando nos lembramos de que:

“Adão e Eva tiveram vários filhos. Eles receberam a incumbência “enchei a terra” (Gn 1.28), sendo assim, a esposa que Caim escolheu pode ter sido uma de suas irmãs ou uma sobrinha. A raça humana ainda era geneticamente pura, e não havia temor de efeitos colaterais resultantes do casamento entre parentes”.
 
3. Mesopotâmia: o berço da civilização.
A estreita faixa de terra localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque, foi chamada na Antiguidade, de Mesopotâmia, que significa “entre rios” (do grego, meso = no meio; potamos = rio). Essa região foi ocupada, entre 4.000 a.C. acerca de 539 d.C., por uma série de povos, que se encontraram e se misturaram, empreenderam guerras e dominaram uns aos outros, formando o que denominamos povos mesopotâmicos.

Subsídio bíblico exclusivo para a Escola Dominical - classe dos Adultos. Subsídio para a Lição: 8 | Revista do 1° trimestre de 2020 | Leia Mais Aqui

APROFUNDE SEU CONHECIMENTO:

Subsídio Teológico: 8 - A Queda do Ser Humano

Subsídio Bíblico: Lição 5 - A Unidade da Raça Humana

Subsídio Bíblico: Lição 4 - Os Atributos do Ser Humano



Imagens de tema por PLAINVIEW. Tecnologia do Blogger.