Subsídio Teológico: O Primeiro Projeto de Globalismo


1. O CONCEITO DE GLOBALIZAÇÃO.
A globalização é o Processo pelo qual a arte, a cultura, a música, o comportamento, o vestuário dos indivíduos de um país sofrem e assimilam as influências de outros, devido ao desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, tornando o mundo unificado em uma grande “aldeia global”, termo criado pelo escritor canadense Marshall McLuhan (1911-1980) nos anos 1960.[1]
a) Globalismo e Globalização.
O globalismo é um conceito político. Já a globalização é um conceito econômico.

O globalismo - é uma política internacionalista, implantada por burocratas, que vê o mundo inteiro como uma esfera propícia para sua influência política. O objetivo do globalismo é determinar, dirigir e controlar todas as relações entre os cidadãos de vários continentes por meio de intervenções e decretos autoritários.

Globalização econômica - significa livre comércio e livre mercado. Trata-se de um arranjo que não apenas não necessita da intervenção de governos e burocratas, como funciona muito melhor sem eles. [2]

Não é possível definir um período certo para o início da globalização, mas os especialistas relatam que o marco mais importante do começo desse processo aconteceu durante a expansão comercial marítima, nos séculos 15 e 16, conhecida também como Era das Grandes Navegações.[3]

2. O GLOBALISMO DE BABEL (Gn 11.1-9)
Gênesis descreve Noé e seus filhos saindo da arca e falando uma só língua com um só vocabulário (Gn 11.1,2). Deus ordenou que os povos fossem férteis, que se multiplicassem e que se espalhassem por toda a Terra, mas decidiram mudar para a terra de Sinar  (Gn 11.2), na Babilônia, e assentar-se ali (Gn 11.8-12). Decidiram construir uma cidade e uma grande torre (Gn 11.4,8,9). Tanto a estrutura (a torre) quanto a cidade eram chamadas de "Babel". que quer dizer "confusão".

a) O objetivo da construção da cidade e da torre.
“Vamos construir uma cidade, com um templo e uma torre  que chegue até o céu. Dessa maneira seremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro”. (Gn 11.4 – BFL - Bíblia Fácil de Ler).

Observa-se que o projeto representava uma demonstração de orgulho (seremos famosos) e rebeldia (não seremos espalhados pelo mundo inteiro).

b) A intervenção de Deus.
“Então o SENHOR desceu para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens estavam construindo. E o SENHOR disse: — Eis que o povo é um, e todos têm a mesma língua. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo o que planejam fazer.  Venham, vamos descer e confundir a língua que eles falam, para que um não entenda o que o outro está dizendo. Assim o SENHOR os dispersou dali pela superfície da terra; e pararam de edificar a cidade. Por isso a cidade foi chamada de Babel, porque ali o SENHOR confundiu a língua de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou por toda a superfície dela” (Gn 11.5-9 – NAA).

Deus frustrou o propósito deles, multiplicando idiomas em seu meio, de tal maneira que não podiam comunicar-se entre si. Isso deu origem à diversidade de idiomas no mundo.

De acordo com Gênesis 11.1-9, a existência dos vários idiomas e dialetos foi a forma de Deus tratar com o povo orgulhoso e rebelde. Os vares idiomas causaram confusão nos construtores da cidade de Babel e de sua torre, com isso foram forçados a desistirem da sua desobediência e tiveram que se espalharem pelo mundo todo (Gn 11.9).

Encontramos na primeira parte Gênesis três grandes julgamentos de pecados cometidos pela humanidade (Gn 1—11). O primeiro é a expulsão do Éden (Gn 3); o segundo é o Dilúvio (Gn 6—9), e o terceiro é a dispersão das pessoas de Babel (Lc 1.51; Gn 11.1-9).

Subsídio bíblico exclusivo para a Escola Dominical - classe dos Adultos. Subsídio para a Lição: 9 | Revista do 1° trimestre de 2020 | Leia Mais Aqui

APROFUNDE SEU CONHECIMENTO:

Subsídio Teológico: 8 - A Queda do Ser Humano




[1] https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/globaliza%C3%A7%C3%A3o/ (Acesso em Novembro de 2019)
[2] <https://www.mises.org.br/article/2639/a-diferenca-basica-entre-globalismo-e-globalizacao-economica-um-e-o-oposto-do-outro>(Acesso em Novembro de 2019)
[3] <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/globalizacao> (Acesso em Novembro de 2019)


Imagens de tema por PLAINVIEW. Tecnologia do Blogger.