O Comportamento do Novo Homem em Jesus Cristo

Em Efésios 4.22-24, o apóstolo Paulo diz: “Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade (ARC)”.
O caminho para alcançar os tão sonhados dias melhores passa pelo abandono das práticas do “velho homem” e o vestirmo-nos das práticas do “novo homem” pela renovação da nossa mente por meio da ação do Espírito Santo em nossas vidas. Somente quando nos entregamos a Cristo arrependidos de nossos pecados e pedimos que Seu Espírito aja em nós, podemos ver essa mudança.

Ao pontuar os conselhos dados pelo apóstolo Paulo na continuação do texto de Efésios 4, nos versículos 25 a 32, perceberemos exatamente como deve ser o comportamento desse novo homem ou mulher. Se quisermos que as coisas mudem, vejamos:
1) “...deixai a mentira, e falai a verdade...” — Desvencilhe-mo-nos da mentira. Medite e veja se boa parte dos problemas enfrentados por você no ano passado estão ligados à mentira. Alguém mentiu para você ou você mentiu para alguém, e o resultado dessa prática foi ruim para ambos, gerando desconforto no relacionamento.

2)     “...Irai-vos, e não pequeis...” - A ira, ou falta de controle das emoções, pode ter promovido desgaste no vínculo de paz entre você e outra pessoa. Manifeste em sua vida o fruto do Espírito: “domínio próprio”, “temperança” (Gl 5.22).

3)     “Aquele que furtava, não furte mais...” - Outro princípio fundamental para se ter dias melhores é não tomar posse do que não é seu, em todos os sentidos. Lembre como você se sente quando alguém usurpa algum bem de propriedade sua.

4)     “...antes trabalhe...” — É um conselho a quem quer viver em ociosidade e vida mansa a custa dos outros e tirando proveito da propriedade alheia. Quem quiser ser feliz trabalhe e adquira o sustento pelo esforço de sua labuta.

5)     “...repartir com os que têm necessidade...” — Após ter feito coisas boas com as mãos através do trabalho, reparta o que adquiriu com os que não têm. Façamos o que vier à nossa mão para fazer, conforme as nossas forças e posses.

6)     “...nenhuma palavra torpe...” — Falamos muita bobagem durante todo o ano. Se contabilizarmos quanta tolice nós dissemos, veremos o que podia ter sido evitado de problemas, se houvéssemos refreado a língua. Suas palavras precisam ser consideradas boas para a edificação dos que te ouvem e não para a destruição destes.

7)     “...tiradas de entre vós...” — Tire do meio de teu círculo familiar, de amizade, de fé e profissional toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia, e os substitua pela benignidade, misericórdia e o perdão.

Vigiar para não entristecer o Espírito Santo de Deus e guardar o coração para não dar lugar ao Diabo também fazem parte da lista de atitudes que os que estão em Cristo precisam observar. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2Co 5.17).

Se você verdadeiramente estiver e permanecer em Cristo, e as Palavras dEle estiverem, na prática, em você (Jo 15.7), os anos jamais serão os mesmos, pode crer! Serão muito mais felizes. Se isso não estiver acontecendo, mude, mude logo, mude já! O caminho é esse.


Artigo: Edilberto Silva | Divulgação: www.escolabiblicadominical.net

Receba Lições Bíblicas, Artigos, Subsídios e Estudos TeológicosÉ Grátis. Digite seu E-mail e clique em 'CADASTRAR', em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:


Escola EBD

Nenhum comentário

Imagens de tema por PLAINVIEW. Tecnologia do Blogger.