Os Três Tempos da Salvação do Pecador

Atos 4.12, encontramos a seguinte mensagem dos apóstolos: “E não há salvação em nenhum outro: porque não há nenhum outro nome debaixo do céu, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Aqui, os apóstolos estavam se referindo a Jesus: Ele é o único nome pelo qual podemos e devemos ser salvos. Mas, para que você possa entender melhor a mensagem de Salvação da Bíblia Sagrada, abordaremos a seguir três tópicos importantíssimos dessa doutrina bíblica: o pecado, o sacrifício e a salvação.


I - O problema do pecado

A - Todos somos pecadores.
A Bíblia diz em Romanos 3.23: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Em 1 João 1.10, lemos: “Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a Sua palavra não está em nós”.

B - Pecado é separação.
Ele nos separa de Deus. Em Isaías 59.2, a Palavra de Deus afirma: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”. Em Isaías 59.12, também afirma: “Porque as nossas transgressões se multiplicaram perante ti, e os nossos pecados
testificam contra nós: pelas nossas transgressões estão conosco, e como pelas nossas iniquidades, nós os conhecemos”.

C — Jesus viveu sem pecado (Hebreus 4.14,15).

II - O sacrifício do Salvador

A — Antes do sacrifício de Cristo na cruz, os judeus realizavam sacrifícios anuais de animais para expiação da culpa, mas era um sacrifício inadequado, que só tinha o seu valor no sentido de que apontava para o sacrifício do Messias. Só o sacrifício de Cristo pode salvar: “Nem por sangue de bodes e bezerros, mas pelo Seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, tendo obtido eterna redenção para nós” (Hebreus 9.12).

B – Cristo morreu na cruz como sacrifício pelos nossos pecados.
Em 1 Coríntios 15.3, é asseverado, como em outras passagens da Palavra de Deus: “Cristo morreu por nossos pecados segundo as Escrituras”.

C - Jesus é Salvador para toda a humanidade.
Em Romanos 5.8, lemos: “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós”. E em Hebreus 9.28, encontramos: “Assim também Cristo foi oferecido uma vez para tirar os pecados de muitos”.

 Veja também:
👉 EXISTE SOMENTE UM DEUS

👉A ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL DO CRENTE

III - A Salvação em Cristo
Em Tito 2.11, lemos que a “a graça de Deus” trouxe “salvação a todos os homens”. Em Romanos 1.16, a Palavra de Deus declara que não devemos nos “envergonhar do Evangelho de Cristo”, pois é “o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego [isto é, do não-judeu]”. Mas, para que nos apropriamos, dessa Salvação, é preciso:
 
A — Confissão.
Está escrito: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (ljoão 1.9). Em Romanos 10.10, as Sagradas Escrituras ensinam: “Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”.

B — Crer e aceitar em seu coração a verdade do Evangelho.
Voltemos a Romanos 10.10: “Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”.

C — Unir-se a Cristo.
Em Atos 26.18, está escrito sobre os benefícios dessa união: “Para abrir os olhos, e para transformá-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás a Deus, para que possam receber o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé”. Em Cristo Jesus, a pessoa se torna uma nova criação. Está escrito em 2 Coríntios 5.17: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

Um dos maiores exemplos dessa transformação operada em nós pelo Espírito Santo de Deus é Saulo, perseguidor da Igreja Primitiva, que encontrou a Cristo e tornou-se Paulo, o apóstolo de nosso Senhor (Atos 8). Deus quer operar em sua vida uma poderosa transformação. Creia, aceite a Cristo, professe-O publicamente em uma igreja mais próxima de sua casa e una-se a Ele hoje.

🛠VEJA ESSES AUXÍLIOS BÍBLICOS🛠
✔ Lições Bíblicas Adultos👉Aqui
✔ Lições Bíblicas Jovens👉Aqui
✔ Lições Central Gospel 👉Aqui
Subsídios Bíblicos👉Aqui
VIDEOAULAS👉Aqui
Artigos Teológicos👉Aqui
ACERVO DE LIÇÕES👉Aqui
🔍PESQUISAR NESTE SITE👉Aqui

Artigo: Thomas Trask

Receba Lições Bíblicas, Artigos, Subsídios e Estudos TeológicosÉ Grátis. Digite seu E-mail e clique em 'CADASTRAR', em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:


Escola EBD


Nenhum comentário

Imagens de tema por PLAINVIEW. Tecnologia do Blogger.