A Humildade Verdadeira à Luz da Bíblia

📖
Textos Bíblicos Indicados:
Efésios 4.2
Filipenses 2.3
Colossenses 3.12
Neste artigo veremos que Senhor Jesus Cristo é o maior exemplo de humildade, será destacado o conceito de humildade, além de vermos quem de fato é a origem da verdadeira humildade.

🛑 JESUS, UM EXEMPLO DE HUMILDADE

O maior exemplo de humildade foi demonstrado por Cristo Jesus, pois Ele “não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo” (Fp 2.5-8). Hendriksen avalia que, “quando Ele [Cristo] renunciou sua existência numa forma de igualdade a Deus, naquele fato ele assumiu tudo quanto era contrário a ela, ou seja, sua natureza humana. Assim, pois, ele se esvaziou ao tomar a forma de um servo”.

Outro grande exemplo de humildade demonstrado por Cristo ocorreu por ocasião da Páscoa antes da sua crucificação. Ele tomou a posição de servo e lavou os pés dos apóstolos (Jo 13.13-15). Nosso Mestre não ensinava apenas no campo das ideias, ou seja, teoricamente, mas o verdadeiro Rabi instruía o povo e os seus discípulos com ousadia e exemplo.

🛑 O CONCEITO DE HUMILDADE NA BÍBLIA

🎯 A humildade refere-se a uma postura despretensiosa, modesta e isenta de vaidade, que favorece o bem da coletividade, e não o egoísmo (Jo 17.21-23).
🎯 Ser humilde também significa ser autêntico, isto é, reconhecer as suas fraquezas e limitações e ser honesto consigo mesmo e com os outros.

💡 A ALERTA CONTRA A FALSA HUMILDADE

É preciso estar alerta quanto à falsa humildade, que é o comportamento dissimulado por alguns e que é confundida por outros como baixa autoestima, timidez, complexo de inferioridade ou autocomiseração. A verdadeira humildade coopera para a harmonia nos relacionamentos sociais e promove a comunhão e a unidade no corpo de Cristo (1 Co 12.25).

🎯 A ORIGEM DA VERDADEIRA HUMILDADE
A Humildade e as demais virtudes são produzidas somente pelo Espírito de Deus, que habita no crente (Ef 3.16). Ninguém consegue desenvolver tal conduta se não for transformado pelo Espírito Santo (Gl 5.16). Isso quer dizer que uma pessoa que não foi justificada, regenerada e santificada não poderá ser verdadeiramente humilde.

No versículo em estudo (Veja Ef 4.2), cada virtude mencionada pelo apóstolo é precedida pela palavra “toda”: “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade” (Ef 4.2); isso indica que a conduta cristã deve ser em grau elevado, e não superficial.


BAPTISTA, Douglas. A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa. 1ª edição de 2020, CPAD. Rio de Janeiro.

🛠 VEJA ESSES AUXÍLIOS BÍBLICOS 🛠

✔ Lições Bíblicas Adultos👉Aqui

✔ Lições Bíblicas Jovens👉Aqui

VIDEOAULAS👉Aqui

Artigos Teológicos👉Aqui

ACERVO DE LIÇÕES👉Aqui

🔍PESQUISAR NESTE SITE👉Aqui



Nenhum comentário

Imagens de tema por PLAINVIEW. Tecnologia do Blogger.