Demonstrando a Verdadeira Mansidão

📖 Textos Bíblicos Indicados:

👉 Gálatas 5.22

👉 Efésios 4.2

👉 Tito 3.2

🔍 Veja Esta lição: Lição 11 - Atributos da Unidade da Fé: Humildade, Mansidão e longanimidade

💡 Conceito de mansidão na bíblia

O Dicionário Vine assevera que a mansidão não consiste apenas no “comportamento exterior da pessoa [com o próximo]”, porque “é uma graça da alma; e cujos exercícios são primeira e primariamente com Deus” e ainda está relacionado com a virtude anteriormente explicitada pelo apóstolo dos gentios, a humildade.

A palavra “mansidão” transmite o conceito de “ternura”, “gentileza”, “cortesia” e “paciência” (1 Co 4.21; 2 Co 10.1; 2 Tm 2.25).

 

💡 O que é possuir a mansidão?

Possuir mansidão é ter o “espírito disciplinado” e “saber que Deus está cuidando de tudo, e por isso não toma a vingança nas próprias mãos (Rm 12.17-21; Ef 4.26)”. Refere-se a uma qualidade de equilíbrio que leva em consideração o bem-estar do outro e, portanto, não reage com impaciência ou de forma iracunda. Denota maturidade espiritual e plena confiança na soberania divina.

👍 Os verdadeiramente mansos não revidam os maus-tratos sofridos e não se apressam em emitir juízo (Rm 12.17-19); também não cedem às provocações e nem dão espaço para ressentimentos (Hb 12.15). A sua postura evita constrangimentos desnecessários e ameniza os conflitos, contribuindo, assim, para a harmonia e a unidade no corpo de Cristo.

💡 Demonstrando mansidão

A mansidão na Bíblia indica moderação nas ações, bom trato para com o seu semelhante e ausência de precipitação. Isso retrata o caráter de Cristo, pois o Senhor mesmo disse: “[...] aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração” (Mt 11.29).

💡 Mansidão não é fraqueza

Ser manso não significa ser fraco ou inferior, ou mesmo adquirir conduta de autodepreciação; pelo contrário, indica o perfeito controle das emoções e sentimentos (Rm 6.22; Gl 2.20). A virtude da mansidão trata da submissão do homem para com Deus e à sua Palavra (Tg 1.21). Trata-se da presença do Espírito Santo propiciando suavidade, bom trato com o próximo e domínio próprio (Rm 8.10).

🔍 Saiba mais:

A HUMILDADE VERDADEIRA À LUZ DA BÍBLIA

🛑 VEJA TAMBÉMLIÇÃO 11 - ATRIBUTOS DA UNIDADE DA FÉ: HUMILDADE, MANSIDÃO E LONGANIMIDADE

Referência: BAPTISTA, Douglas. A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa. 1ª edição de 2020, CPAD. Rio de Janeiro.


Receba Lições Bíblicas, Artigos, Subsídios e Estudos TeológicosÉ Grátis. Digite seu E-mail e clique em 'CADASTRAR', em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:


Escola EBD

Nenhum comentário

Imagens de tema por PLAINVIEW. Tecnologia do Blogger.