O que quer dizer Longânimo na Bíblia?

📖 Textos Bíblicos Indicados:

Provérbios 14.29

Provérbios 15.18

Gálatas 5.22

2 Timóteo 3.10

💡 O que é longanimidade?

O termo “longanimidade” é sinônimo de “paciência”, “tolerância” e “constância” (1 Pe 3.20; 2 Pe 3.9; Cl 3.12,13).

Longanimidade vem do termo grego “makrothumia”, que tem o significado de paciência, clemência, indulgência e resignação. Esse termo é composto por duas locuções gregas, sendo a primeira makro, que significa “longo” ou “grande”, e a segunda thumos, que traduz a ideia de “temperamento” ou “paciência”.

A longanimidade é outro dos atributos divinos que deve ser desenvolvido no crente como fruto do Espírito Santo (Gl 5.22).

 

💡 O que não significa ser longânimo?

Uma pessoa longânime possui uma grande paciência. Uma pessoa assim é tolerante, clemente e transigente com os erros alheios.

Não significando que é conivente ou complacente com o pecado ou que é insensível diante das injustiças, mazelas e iniquidades do mundo perdido.

 

Literalmente sinaliza um longo fôlego, ou seja, uma grande capacidade de resistência para suportar uma pressão continuada. Nessa direção, a Bíblia Sagrada ensina-nos a sermos “pacientes na tribulação” (Rm 12.12). Portanto, suportar os erros dos outros e as adversidades da vida é o lado prático da paciência.

 

💡 A Relevância da longanimidade

A longanimidade é essencial em todos os relacionamentos, inclusive nas relações domésticas. É necessária uma “longa paciência” para um bom trato com o próximo na vida em sociedade, com o irmão no contexto da Igreja e com os integrantes do grupo familiar. O exercício da paciência, contudo, requer a virtude do amor, que é o princípio basilar de todas as ações do crente salvo por Cristo (1 Co 13.1-7).

🛑 SAIBA MAIS:

A HUMILDADE VERDADEIRA À LUZ DA BÍBLIA

DEMONSTRANDO A VERDADEIRA MANSIDÃO


Receba Lições Bíblicas, Artigos, Subsídios e Estudos TeológicosÉ Grátis. Digite seu E-mail e clique em 'CADASTRAR', em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:


Escola EBD

Nenhum comentário

Imagens de tema por PLAINVIEW. Tecnologia do Blogger.