O Milagre Operado no Povo de Israel

Neste artigo, veremos algumas definições para o termo “milagre” na bíblia e conheceremos os dois principais milagres divinos operados em favor do povo de Israel na época de Esdras e Neemias.  Para uma visão ampliada, leia Aqui a lição 2  - DESPERTAMENTO ESPIRITUAL – UM MILAGRE.

1. Conceito de Milagre

Destacamos aqui três definições do termo Milagre, por diferentes teólogos.

Milagre - é um prodígio que não é contrário à natureza, mas contrário ao nosso conhecimento da natureza (Agostinho).

Milagre - é um evento que vai para além dos poderes da natureza, e que somente poderia ser produzido por uma força sobrenatural – Deus (Tomás de Aquino)

Milagre - tal como se entende biblicamente, trata-se de uma intervenção sobrenatural de Deus na ordem dos acontecimentos e diz respeito a algo extraordinário [Jo 4.46-54; 6.1-14; At 4.22] (Pr. César Moisés).


2. O milagre da restauração nacional de Israel (Esdras 1.1-7)

Ciro proclamou um edito autorizando os judeus a retomarem a Jerusalém e a edificarem a casa do Senhor “em Jerusalém, que é em Judá” (Ed 1.2). Começava, assim, a restauração nacional do povo israelita.


3. O milagre da restauração espiritual de Israel (Neemias, capítulos 8 -13).

Os muros estavam prontos e as portas estavam assentadas. As necessidades materiais da cidade haviam sido supridas, e era hora de se concentrar nas necessidades espirituais do povo de Jerusalém. Neemias convocou um "congresso bíblico" e convidou o escriba Esdras a ser o preletor.

Os capítulos 8 a 13 de Neemias relatam esse ministério espiritual: a instrução do povo (cap. 8), a confissão dos pecados (cap. 9), a consagração dos muros (caps. 10 - 12) e a purificação da comunhão (cap. 13).

Fonte: Revista Digital Cristão Alerta, edição de junho de 2020 Acesse Aqui


Receba Lições Bíblicas, Artigos, Subsídios e Estudos TeológicosÉ Grátis. Digite seu E-mail e clique em 'CADASTRAR', em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:


Escola EBD

Nenhum comentário

Imagens de tema por PLAINVIEW. Tecnologia do Blogger.